sábado, 28 de maio de 2011

413- Estado total, controle total: o Reino Unido hoje.

O Reino Unido talvez seja hoje o que mais perto se possa caracterizar como Estado de controle máximo.
Ao contrário do totalitarismo do passado o Estado total de hoje aparenta democracia mas não oferece opção de escolha para os seus cidadão (ou vota no neoliberalismo conservador ou vota no neoliberalismo trabalhista); permite manifestação pública desde de que seja no local e hora que não tenha ninguém; têm muitos meios "livres" de comunicação que dizem todos a mesma coisa de forma diferente; controla radicalmente o comportamento das pessoas mas permite a diversidade de "Epcot", ou seja, têm todo tipo de comida desde que o tempero seja o mesmo (isto apenas é uma figura de linguagem); demite 500.000 pessoas para garantir crescimento e "trabalho" e gasta uma fortuna para casar o seu principe; protege a propriedade a qualquer custo e a sanidade mental dos seus cidadãos que vá para o espaço;. Vejam a reportagem abaixo:

A polícia do Reino Unido mandou um helicóptero, uma van e dois carros de patrulha para encontrar um menino que quebrou a janela de uma estufa enquanto jogava futebol.


Segundo o "The Sun", Tom Clarke, 15 anos, estava jogando bola com seu primo no jardim de um pub quando a bola quicou e passou por uma cerca.

Ele entrou em pânico quando ouviu um vidro se quebrando e foi para dentro do bar, onde seu pai Darrin estava tomando um drinque.

Cerca de meia hora depois a polícia iniciou a operação que acredita-se tenha custado 2.500 libras (cerca de R$ 6.600).

Tom foi se encontrar com o dono da estufa e se desculpou por ter quebrado o painel de 40 libras (cerca de R$ 100).

O adolescente se comprometeu a aceitar a responsabilidade criminal pelos danos, que pode ser aplicada em forma de trabalho com crianças.

"Eu peço desculpas e meu pai se ofereceu para pagar pelos prejuízos", contou o garoto.

O pai de Tom disse que o garoto é trabalhador, mas o dono da estufa, Bobby Cellar, de 67 anos, quer ver a "Justiça sendo feita".

A polícia se justificou dizendo que o helicóptero não ia decolar apenas para investigar um prejuízo como este, mas já estava circulando na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário