O Reino Unido talvez seja hoje o que mais perto se possa caracterizar como Estado de controle máximo.
Ao contrário do totalitarismo do passado o Estado total de hoje aparenta democracia mas não oferece opção de escolha para os seus cidadão (ou vota no neoliberalismo conservador ou vota no neoliberalismo trabalhista); permite manifestação pública desde de que seja no local e hora que não tenha ninguém; têm muitos meios "livres" de comunicação que dizem todos a mesma coisa de forma diferente; controla radicalmente o comportamento das pessoas mas permite a diversidade de "Epcot", ou seja, têm todo tipo de comida desde que o tempero seja o mesmo (isto apenas é uma figura de linguagem); demite 500.000 pessoas para garantir crescimento e "trabalho" e gasta uma fortuna para casar o seu principe; protege a propriedade a qualquer custo e a sanidade mental dos seus cidadãos que vá para o espaço;. Vejam a reportagem abaixo:
A polícia do Reino Unido mandou um helicóptero, uma van e dois carros de patrulha para encontrar um menino que quebrou a janela de uma estufa enquanto jogava futebol.
Segundo o "The Sun", Tom Clarke, 15 anos, estava jogando bola com seu primo no jardim de um pub quando a bola quicou e passou por uma cerca.
Ele entrou em pânico quando ouviu um vidro se quebrando e foi para dentro do bar, onde seu pai Darrin estava tomando um drinque.
Cerca de meia hora depois a polícia iniciou a operação que acredita-se tenha custado 2.500 libras (cerca de R$ 6.600).
Tom foi se encontrar com o dono da estufa e se desculpou por ter quebrado o painel de 40 libras (cerca de R$ 100).
O adolescente se comprometeu a aceitar a responsabilidade criminal pelos danos, que pode ser aplicada em forma de trabalho com crianças.
"Eu peço desculpas e meu pai se ofereceu para pagar pelos prejuízos", contou o garoto.
O pai de Tom disse que o garoto é trabalhador, mas o dono da estufa, Bobby Cellar, de 67 anos, quer ver a "Justiça sendo feita".
A polícia se justificou dizendo que o helicóptero não ia decolar apenas para investigar um prejuízo como este, mas já estava circulando na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário