quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

987- Socialismo

Na postagem anterior falamos de guerra. Muitas pessoas morreram lutando pela dignidade e igualdade. Esta é a luta das pessoas que acreditaram e acreditam no socialismo. Que todos comam, morem, trabalhem, estudem e tenham saúde. É pedir muito? NÃO. A seguir a história da luta pela socialismo (pela dignidade) na Finlandia. A formula pode não ter sido correta, mas o objetivo é claro: todos devem ser felizes!

TODOS OS FILMES INDICADOS NO BLOG PODEM SER ENCONTRADOS NOS BLOGS SUGERIDOS EM NOSSA PÁGINA.
APÓS VER O FILME VOCÊ VAI PERCEBER COMO TEM UM MONTE DE PESSOAS QUE ESTÃO PRONTAS PARA MORRER DEFENDENDO INTERESSES QUE NÃO SÃO OS SEUS, INTERESSES QUE SÃO CONTRA AS PESSOAS QUE ELES AMAM, QUE SÃO CONTRA SEUS FILHOS, SEUS IRMÃOS, SEUS AMIGOS, SEUS PAIS. ESTES "CÃES DE GUARDA" POLUEM O MUNDO. SÃO MUITOS. GERALMENTE FARDADOS DEFENDEM UMA MINORIA QUE OPRIME MUITOS, MILHÕES, BILHÕES.
Belíssimo filme, imperdível!
Abaixo a guerra civil russa em um filme de Miklos Jancso, diretor hungaro. A produção é hungaro-soviética e conta a históra da brutalidade da guerra e voluntários hungaros que lutaram ao lado do exército vermelho contra o exército branco do Czar.

Finalmente outro excelente filme sobre a guerra civil na Russia após a Revolução de 1917.
O filme traz uma passagem interssante sobre mentira e juramento. Já discutimos um pouco disto no texto a seguir: http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2012/01/966-mentira-coluna-do-professor-jose.html
Leia o texto acima para entender a discussão a seguir.
No filme uma atiradora do exército vermelho mantém sob sua custódia um oficial do exército branco que tem uma importante informação para os seus superiores. Ele sente um pouco de dôr nas mãos que estão atadas durante a viagem pelo deserto. A atiradora vermelha (revolucionaria bolchevique) então propõem a seguinte questão para o oficial branco (contra revolucionário aristocráta): se ela desatasse o nó da corda que amarra suas mãos se ele se comprometeria a não fugir. Neste momento ela pede que ele jure em nome do povo trabalhador que luta contra a opressão. Este sentido do juramento pode ser muito interessante se pensamos que do oficial preso, que teme sua vida, não se pode esperar a verdade sobre não fugir. Entretanto tudo muda com o juramento. Descumprir o juramento implica em falta de honra, em grave mentira. Assim ela desata o nó e ele não foge, pois agora o compromisso com a verdade implica em honra.

http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/o-quadragesimo-primeiro/id/17681

Mais alguns filmes sobre a luta pelo socialismo:
O belíssimo: "CHE"
São dois filmes: "Che, o argentino"

 "Che, a guerrilha"


Abaixo a história da pensadora socialista Rosa Luxembugo
http://filmesativistas.blogspot.com/2008/05/rosa-luxemburgo.html
Um pouco de história
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo
Outro filme espetacular. O clássico do grande cineasta russo: Serguei Eisenstein
Sobre Eisenstein: http://pt.wikipedia.org/wiki/Serguei_Eisenstein
O encouraçado Potenkin

 http://www.filmesavi.info/o-encouracado-potemkin-legendado/

Outro filme de Eisenstein sobre a revolução socialista na Rússia de 1917.

http://filmespoliticos.blogspot.com/2010/02/outubro-sergei-eisenstein-1928.html

E finalmente, por enquanto, um livro que virou um filme clássico

Red's

Um pouco de história: sobre o autor do livro John Reed
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Reed

Nenhum comentário:

Postar um comentário