domingo, 18 de dezembro de 2011

887- Cinema para crianças e adolescentes.

Até hoje não divulgamos no blog filmes infantis. O cinema infantil e adolescente é utilizado como forte mecanismo de difusão de "ideologias", construindo valores e comportamentos de forma, muitas vezes sutil. Walt Disney vem fazendo isto há muitos anos. Heróis foram criados para responder às necessidades específicas de determinados momentos da história, como, por exemplo a penetração cultural norteamericana e a idealização do brasileiro, a partir dos EUA, na figura, por exemplo, de Zé Carioca. A crença no individuo, no super homem e a negação de valores coletivos é uma mensagem recorrente na cultura popular nos quadrinhos, seriados de TV, filmes de cinema e desenhos animados. Outra naturalização constante nestes meios, é a individualização do crime. Ideologicamente (ideologia enquanto mentira e distorção proposital) o crime é mostrado, na esmagadora maioria destes produtos, como sendo algo decorrente da opção pessoal (a escolha "livre" pelo caminho do mal) ou de doenca mental (o louco ou psicopata). A criminalidade é descontextualizada, ou seja, não decorre de um sistema social, econômico e cultural, mas sim de uma opção individual "livre" (o criminoso escolhe o crime) ou então de um problema mental (biológico, genético). Isto pode evitar que as pessoas questionem as razões sociais, culturais e econômicas da criminalidade. Ler as entrelinhas destes produtos da cultura de massa é importante para evitarmos que as crianças e os adolescentes recebam valores que são contrários aos seus e nossos interesses e valores. As mensagens são sempre muito bem escondidas e naturalizadas. O uso da maquina cultural, é o mais importante instrumento de dominação e encobrimento, e, claro, o alvo principal da manipulação são as crianças. 
Um livro, "A fábrica de sonhos da Pixar" de Robert Velarde, editora Universo dos Livros, mostra, de forma elogiosa, os "ensinamentos dos desenhos que encantam adultos e crianças". Como o próprio autor afirma: "estes filmes oferecem muito mais que animação fantástica e entretenimento para toda familia". Estão formando os valores das crianças e adolescentes. Resta saber se são os valores destes filmes que queremos para nossas crianças e adolescentes. Isto precisa ser pensado.
Infelizmente isto não ocorre. As pessoas não querem pensar, e isto é muito grave.
Você discute o conteúdo dos filmes, seriados, quadrinhos, desenhos animados e outros produtos, com as crianças? Aliás, você já parou, em algum momento, para pensar sobre os valores que são passados nestes produtos. Se no passado, o poder utilizava para a formação dos valores das crianças, a igreja e a escola, hoje estes valores são basicamente construídos pelas grandes empresas que pretendem criar obedientes e insaciáveis consumidores.

Abaixo, alguns filmes que podem conter valores interessantes. Pare, veja, pense e discuta com as crianças.
O primeiro filme, "A lenda dos guardiões".




 O segundo filme: "Spirit".

 "9, a salvação"
E finalmente "Wall-e"

Nenhum comentário:

Postar um comentário