terça-feira, 28 de junho de 2011

524- Exposições coloniais 4

Ultima série de cartazes e fotos sobre as exposições coloniais:
Na foto abaixo o movimentos social no Egito (será o fim do domínio da OTAN?) e a falsa revolução iraquiana, mais um ato imperial do que se chama "ocidente"(EUA, Europa ocidental e Canadá)

Depois de invadir todo o planeta os colonizadores não querem os "estrangeiros" em suas terras. Até hoje o considerado diferente (o outro, "eles") é expulso.
As fotos acima mostram as exposições coloniais realizadas na Europa no decorrer do século XX (primeira metade). As fotos ilustram bem o que trabalhamos em sala de aula e nos textos recomendados. Os 500 anos de modernidade e a hegemonia européia. Leiam o texto 197 para entender melhor o que queremos dizer: para isto clique no link a seguir: 
http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2011/02/197-teoria-do-estado-primeiras-aulas.html

As fotos mostram cartazes que anunciam as exposições coloniais (zoológicos humanos) assim como fotos das pessoas expostas na época. Vocês podem reparar cartazes de exposições realizadas na França, Belgica, Portugal e Alemanha. São fortes ilustrações da pretensão hegemônica da cultura européia ocidental que agora chega ao fim. Um livro para complementar as ilustrações é o de Immanuel Wallernstein, O universalismo europeu, da editora boitempo, já recomendado neste blog.
Ainda sobre o tema: 

Um comentário:

  1. bellissimo ed interessante ,alcune fotografie e manifesti,esposti nella torre di Belem a Lisbona,maria rosa dominici

    ResponderExcluir