sábado, 11 de junho de 2011

454- Mata do Planalto - Coluna do Frei Gilvander

MATA DO PLANALTO, um oásis ameaçado de extinção


Frei Gilvander Moreira(1)

Conhecida como “Mata do Maciel”, a Mata do Planalto, situada no bairro do Planalto, em Belo Horizonte, MG, tem cerca de 300 mil m² (equivalente a 30 campos de futebol, ou seja, 30 hectares). Trata-se da última área verde da região norte de Belo Horizonte; está ameaçada de extinção. Dentro da Mata do Planalto e ao seu redor o clima fresco predomina em diâmetro de vários quilômetros. Quem caminha rumo à Mata sente a mudança do clima. Quanto mais perto da mata mais fresco fica o clima. Quanto mais distante mais calor. Sinal de que a devastação da mata alterará sobremaneira o clima na região e em Belo Horizonte.
A Construtora Rossi pretende edificar 16 prédios com 15 andares cada; 760 unidades residenciais (de 2 e 3 quartos); 1.016 vagas de estacionamento e 115.140,96m² de área. Isso no primeiro projeto. É claro que após a construção dos 760 apartamentos, outros projetos serão apresentados para a construção sobre o que restar da Mata. Se licenciada, a construção durará quatro anos e deve causar um aumento de aproximadamente quatro mil pessoas da população local. Infernal tráfico de caminhões, devastação ambiental, poluição e muitos conflitos sociais.
Como um pequeno Davi, a Mata do Planalto resiste há décadas à fúria das construtoras e do capital. Como mandacaru, lá ainda 20 nascentes resistem, entre as quais a que dá origem ao Córrego Bacuraus, que deságua no Ribeirão Isidoro, que cai no Rio das Velhas, bacia do rio São Francisco. O biólogo Iury Valente Debien, após estudar a biótica da Mata do Planalto, atesta que é um dos últimos fragmentos urbanos de mata nativa da capital mineira. “Sua destruição vai gerar modificações ambientais e acelerar mudanças climáticas. É imprescindível para Belo Horizonte manter e valorizar esse patrimônio incluído no Vetor Norte”, defende o biólogo, lembrando que a Mata é habitat de um grande número de pássaros, répteis, anfíbios e mamíferos. No mapeamento que fez, o biólogo Iury identificou 20 nascentes na área. Certamente há muitas nascentes. “Se a Prefeitura autorizar a obra, estará sendo cúmplice de um crime ambiental, que afetará não só a qualidade de vida dos moradores do bairro, mas também a de toda a cidade”.
Davi venceu Golias, porque conheceu muito bem a si mesmo e o inimigo. Quem é a Construtora Rossi? Na audiência pública, um diretor da empresa disse, querendo tranqüilizar o povo do bairro Planalto, que “não iria trazer para o bairro um empreendimento estraga bairro” O que queria dizer é que os apartamentos seriam acima de 300 mil reais e, por isso, inacessíveis aos pobres. Como um grande Golias, a construtora Rossi está presente em 17 estados brasileiros, em 78 cidades e planeja expandir para 120 localidades até o final de 2011. Em Minas, está presente em Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora e Uberlândia e Nova Lima. No segundo trimestre de 2010, o lucro líquido da Construtora Rossi mais do que dobrou e alcançou 109 milhões de reais, crescimento de 114% em relação ao segundo trimestre de 2009 . Ao lado da grande construtora Direcional, a poderosa Rossi já prepara projetos para a região do bairro Isidoro, imensa área na vizinhança da Cidade Administrativa de Minas, que é considerada a nova fronteira da expansão imobiliária da capital mineira, com potencial para a construção de mais de 70 mil unidades residenciais.
Na construção do Residencial Bothanique, em Nova Lima, MG, a Construtora Rossi foi condenada pelo Ministério Público a pagar hum milhão de reais de multa, porque os esgotos de seus funcionários estavam sendo lançados sobre uma nascente. Mentiu também ao tentar enganar a administração pública construindo acima do permitido legalmente. Mas o povo novalimense se rebelou e exige a demolição do excedente de construção.
Enfim, a Construtora Rossi é um Golias, que serve ao ídolo capital. Mas a luz e a força divina presentes na biodiversidade da Mata do Planalto, no povo dos bairros circunvizinhos e em tantas pessoas de boa vontade irão impedir que a Rossi roce a Mata.

Para mais informações, consulte http://www.matadoplanalto.blogspot.com/

Belo Horizonte, 08 de junho de 2011.


________________________________________________
1- Padre carmelita, mestre em Exegese Bíblica, professor do Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos e Gestão das Pastorais Sociais no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA -, em Belo Horizonte; assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina; e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br – www.gilvander.org.br – www.twitter.com/gilvanderluis
2- Fonte: Revista Engenharia, SP, 17/08/2010.

Um comentário:

  1. Bom dia Professor José Luiz e Frei Gilvander!

    Sou realmente a favor da preservaçao da Mata do Planalto e a nao construçao do empreendimento da Rossi.Moro aqui no bairro Santa Amélia, bairro um pouco avizinhado do Planalto. Recebi na caixa de correio, junto com os meus vizinhos, um panfleto evidentemente produzido pela Rossi, apesar de nao ter assinatura. O panfleto apresenta o projeto como algo totalmente diferente de todas as informaçoes que li até agora. Fala sobre mitos:
    - que a vegetaçao existente na area nao é nativa, seria uma mata de eucaliptos plantada ha 40 anos e que com o abandono formou um sub-bosque
    - so tem uma nascente e na regiao limitrofe uma outra
    - a propriedade tem 117 mil m2.
    E por ai vai... Tem até o endereço de um site http://www.projetoplanalto.com.br/htms/default.htm
    Achei que valia a pena contar para voces que estao ativos no movimento também. Quem sabe tem que se fazer alguma coisa a respeito destes panfletos que estao querendo angariar apoio ao empreendimento passando informaçoes equivocadas pelo jeito.
    Vou enviar para Lais Jabace do GESTA também isso. Ela participou da Audiencia Publica sobre a Mata do Planalto e esta envolvida nessa defesa também.
    Um abraço, Paula Pimenta

    ResponderExcluir