quarta-feira, 1 de junho de 2011

426- Filmes: o tema desta semana é comida!

O alimento. A comida nossa de cada dia. Os filmes desta semana falam do poder da comida. Mais. Falam do poder que existe em alimentar as pessoas. O ato de alimentar é poderoso, é o poder da vida, pode não ser o poder de dar a vida, mas é o poder de manter a vida. Ainda mais. Manter a vida e dar prazer, muito prazer. A arte do tempero, os pequenos detalhes, como que para cada momento da vida existe um tempero, um sabor, um sentido e um sentimento. O primeiro filme fala disto: da diversidade; da força das coisas pequenas; da beleza dos detalhes, dos pequenos toques; da força imensa da sutil sensibilidade; da atenção. O pano de fundo deste filme fabuloso é o conflito entre gregos e turcos no momento de construção do estado nacional turco. A brutalidade e insensibilidade da uniformização; do preconceito; da generalização versus a sensibilidade, a beleza da diversidade e do amor. Imperdível: "O tempero da vida"

O segundo filme é também uma obra de arte. Interpretações primorosas e uma história inspirada marcam este filme brasileiro que mostra a força do ato de alimentar, o poder que vem deste ato. A história central é de um homem imigrante, que chega do nordeste em São Paulo. Este homem aprende muito bem o que lhe é ensinado. Este é o mote central: pessoas que aprendem muito bem com a vida. O problema é que a vida é dura, dificil, implacável. O filme também aborda a completa estupidez do sistema carcerário (penitenciário) e a ineficiência do Estado penal do mundo neoliberal presente. Excelente experiência. Imperdível!
"Estômago"


O terceiro filme nos fala de diversidade e intolerância. A desconsideração do outro, considerado diferente, e que por isto será excluído e perseguido. Neste caso, ciganos. Fala do medo de conhecer o novo e como são patéticos os conservadores que temem tudo o que não compreendem e reagem com violência ao novo, ao incompreensível. O filme fala também de magia, de mistério, o mistério da vida expresso no alimento que mantém a vida. O filme é "Chocolate" e apresenta a fantástica Juliete Binoche no papel principal.


Esta semana vamos indicar mais filmes. Afinal falamos de alimento. 
O próximo filme é o mexicano "Como água para chocolate".
Esta expressão vem do fato de no México preparar-se chocolate com agua fervente e não com leite. Assim, quando se diz que uma pessoa está "como água para chocolate" é porque ela está fervendo, ou de raiva ou de amor. OU os dois.
O filme é de Alfonso Arau e é baseado no romance de sua esposa Laura Esquivel que merece ser lido. O romance é dividido em 12 capitulos (cada capitulo para cada mês do ano) que começam sempre com uma receita. O pano de fundo que inspira a estória é a revolução mexicana.
Nas receitas estão presentes ingredientes que aparentemente são incompatíveis, são muito diferentes, mas é justamente esta característica que torna a comida mais atraente, mais gostosa. Imperdível.

Finalmente, o ultimo filme para esta semana deliciosa é o imperdível dinamarques "A festa de Babete".
Depois de tanto chocolate convém esperar um pouco para ir ao banquete de Babete.
Babete, fugindo da repressão violenta à comuna de Paris (1871) se refugia em uma pequena cidade dinamarquesa onde passa viver como faxineira e cozinheira em uma casa de família. Depois de 14 anos ela ganha um premio na loteria e gasta todo o seu dinheiro para fazer um jantar em homenagem ao aniversário do pastor. Porque Babete gastou todo o dinheiro ganho para fazer um maravilhosos jantar para a comunidade? Para alimentar a comunidade? Me ajudem a pensar a resposta deixando mensagens no blog.
Bons filmes! Boa diversão e sempre boa reflexão!


A comida como forma de elevação espiritual. Cuidado para não exagerar pois pode se tornar uma forma de escravidão. Como dizem os chineses, o ideal é o caminho do meio, o ponto do equilibrio.
A liberdade consiste em controlarmos nossos desejos.

Um comentário:

  1. che splendidi film a parte il primo li ho visti tutti e sono veramente simbolici,non a caso il cibo è un atto rituale in tutte le religioni,in varie usanze antropologiche legate ai riti di passaggio o di iniziazione ,quindi il simbolo dell'astinenza=digiuno per purificarsi,del cibarsi insieme o introiettare come pasto totemico e cannibalico il corpo dell'altro= comunione cristiana ,o satanica ,o fibionita
    il cibo come piacere e seduzione ,infatti il primo cibo è il latte materno,per cui si specializza il piacere orale=fumatori ,bevitori ecc,un abbraccio e complimenti maria rosa dominici

    ResponderExcluir