sexta-feira, 29 de julho de 2011

590- Alguns clássicos importantes do cinema

Começamos com Jean Luc Godard e Brigitte Bardot

O DESPREZO
LE MÉPRIS
1963
DIREÇÃO JEAN-LUC GODARD


O filme nos faz pensar, ao final, sobre personagens que não são bons nem ruins. Talvez como as pessoas realmente são, nem boas, nem ruins, e muitas vezes boas e ruins. O filme conta a estória de um casal em crise em meio aos bastidores da feitura de um filme, com a maravilhosa Brigitte Bardot no papel de Camille. Trata-se de um representante da "nouvelle vague", movimento que marca a tentativa de jovens críticos de cinema de desconstruirem o cinema tradicional francês e criar um cinema de autor, livre de aprisionamentos da forma tradicional. Outro grande diretor do cinema está presente no filme representando ele mesmo: Fritz Lang. Godard abandona os letreiros e ele mesmo narra os créditos do filme. A crise do casal (Brigitte Bardot e Michel Piccoli) não é o mais importante do filme. O filme rompe com a narração linear desprezando o cinema antigo e construindo um novo cinema.




Mais dois clássicos muito bons do cinema estadunidense:
São obras mais antigas e se enquadram ao modelo de cinema anterior.
O primeiro é "The Maltese Falcon"(1941), lançado no Brasil com o nome "Reliquia Macabra", e posteriormente lançado em DVD com o nome original "O Falcão Maltês".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%ADquia_Macabra
Um policial clássico muito bom.


O segundo filme é um dos mais conhecidos e festejados filmes do cinema norteamericano:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casablanca_%28filme%29 
A musica é maravilhosa: "As time goes bye". Imperdível. A frase final na ultima cena é famosa: "prendam os de sempre". Até hoje! Até hoje continuam prendendo os de sempre. Olha que o filme é de 1942.



Um comentário:

  1. che scelte stupende ,il falcone maltese,il disprezzo,casablanca,film in cui la seduzione dei personaggi,la bellezza del bianco e nero,il lato oscuro dei sentimenti e dei sensi,coinvolgevano e turbavano,per cui nel meraviglioso gioco di proiezione ed identificazione potevi vivere la reatà di un sogno,le emozioni profonde ,le passioni del bene e del male,la corporeità erano comunque pieni di estetica e di est-etica,come al solito ottima scelta,maria rosa

    ResponderExcluir