sexta-feira, 22 de julho de 2011

570- Desconectado, desforme... - Coluna do professor José Luiz Quadros de Magalhães


O que é o método e porque apostamos no formalismo para julgar o que é melhor e afastar do conhecimento o que não se enquadra no padrão ou: a padronização para evitar a diversidade. Os obstáculos para conhecer o diferente.


“É ridículo(...) ver os expedientes
dos formalistas para fazer com
que as superfícies pareçam
um corpo, com profundidade
e volume.” (Bacon, 1607-12)

            Neste império da forma e dos sentidos; da superficialidade e da competição criaram então uma forma de controle sobre a “ciência”. Enquadrar o pensamento é algo fundamental para não perturbar a busca do prazer. A razão é perigosa para o gozo. Ora, mas a ciência e a razão sempre foram uma forma de controlar o que se pode pensar com legitimidade e validade.


            A mesma coisa dita por pessoas diferentes tem efeitos diferentes. A mesma coisa dita por pessoas diferentes pode ter sentidos diferentes. Toda a fantasia construída em torno das pessoas e as sacralizações de funções, atividades, títulos, cargos gera este efeito e encobre ou revela sentidos.



            Após todo este manifesto contra a massificação, pela liberdade, contra a tentativa permanente dos outros imporem para nós o que é melhor, o que pode ser lido, não vamos pensar que poderemos ser facilmente livres. A gramática, a linguagem escrita nos aprisiona, não só nos sentidos está o condicionamento do nosso pensar mas na construção da frase. Uma palavra pede outra, e uma palavra falta... e algum leitor, qualquer um, lerá a frase com outro sentido, uma palavra com outro significado e a liberdade será, em parte restituída.
            
Deve haver algo surpreendente publicado em alguma parede, em alguma revista pequena e mal editada, ou em frases mal construídas com português errado. Isto é uma esperança de liberdade, o contrário seria um elogio à mesmice.

Um comentário:

  1. è sempre piu' difficile essere liberi,,la libertà intellettuale ha sempre spaventato il potere,essere liberi nella mente crea...ribelione,grazie,maria rosa

    ResponderExcluir