domingo, 13 de novembro de 2011

814- Governador Anastasia X Professoras, em Minas Gerais - Coluna do Frei Gilvander


Governador Anastasia X Professoras, em Minas Gerais.

Indignação diante da postura do Governo de Minas Gerais, Sr. Antônio Anastasia, com relação às reivindicações dos Professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

Fiquei indignado com a propaganda das Secretarias da Educação e do Planejamento do Governo de Minas Gerais demonstrando uma postura de total insensibilidade e truculência sobre o SINDUTE-MG – Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação do Estado de Minas Gerais – e sobre os professores da Rede Estadual de Minas. Diante dessa postura nada democrática, não podemos nos calar. Acompanho de perto a realidade das escolas estaduais de Minas e a luta dos professores pelos seus legítimos direitos que estão sendo negados, inclusive o Piso Salarial Nacional, que não está sendo pago. Por isso, partilho com milhares de pessoas 3 entrevistas no Programa Palavra Ética, da TV Comunitária de Belo Horizonte – TVC/BH – com 3 professoras que sentem na péle a realidade da educação pública em Minas. Elas, sim, têm autoridade e legitimidade para falar. Ouçamos o que nos dizem três professoras da Rede Estadual de MG: Beatriz da Silva Cerqueira, Mônica Maria de souza e Silvânia Morais.

Cf., via internet, nos links, abaixo.

Sob a coordenação de Gilvander Moreira, no Programa Palavra Ética, da TV Comunitária de Belo Horizonte -- TVC/BH -, Beatriz da Silva Cerqueira, Coordenadora Geral do SINDUTE -- Sindicato Único dos Trabalhadores/ras da Educação do Estado de Minas Gerais, se apresenta, fala um pouco de sua história, analisa a situação da Educação Pública em Minas Gerais, justifica a pertinência da Greve dos Professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais -- maior greve da história de Minas (112 dias de greve, terminou em 29/09/2011) - e denuncia o Governo Antonio Anastasia por não estar ainda cumprindo Lei Federal que manda pagar Piso Salarial Nacional para professores. Para maiores informações, cf. www.sindutemg.org.br  ou www.blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com  
Belo Horizonte, MG, Brasil, 30/08/2011.

1) Palavra Ética com Beatriz Cerqueira, do SINDUTE: http://www.youtube.com/watch?v=5QuIDfzORcs

No Programa Palavra Ética, da TV Comunitária - TVC/BH - Gilvander Moreira entrevista Mônica Maria de Souza, da coordenação do SINDUTE-MG. Mônica fala da sua luta como professora e como sindicalista. Faz uma análise da mais longa greve do estado de Minas, que foi a greve dos professores da Rede Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais. A reivindicação básica foi o pagamento do Piso Salarial Nacional da Educação que ainda não está sendo pago pelo governo estadual. Para maiores informações cf. www.sindutemg.org.br  

2) Palavra Ética com a profa. Mônica Maria de Souza, do SINDUTE:

Sob a coordenação de Delze dos Santos Laureano, no Programa Palavra Ética, da TV Comunitária de Belo Horizonte -- TVC/BH -, Silvânia Morais, professora da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais e integrante das Brigadas Populares, Silvânia, que trabalha com educação de pessoas portadoras de necessidades e direitos especiais,  faz uma rápida retrospectiva da sua história de luta, analisa a situação da educação pública em Minas Gerais e conta como foi participar ativamente da mais longa greve do estado de Minas, que foi a Greve dos professores da Rede Estadual: 112 dias. Luta pela Piso Salarial Nacional e etc. Belo Horizonte, MG, Brasil, 04/10/2011.

3) Palavra Ética com a professora Silvania Morais, das Brigadas Populares:

Abraço terno. Gilvander Moreira, frei carmelita.
facebook: gilvander.moreira
twitter: gilvanderluis


Nenhum comentário:

Postar um comentário