quarta-feira, 20 de abril de 2011

287- Cinema - filmes para pensar, divertir e discutir.

Seguem varias sugestões de filmes para o feriadão. Começamos com o filme Crash. O filme discute a diversidade, o cosmopolitismo, a indiferença e intolerâcia nas grandes metrópoles. Sugiro a leitura do meu texto sobre cosmopolitismo no blog. Texto número 132.


O filme israelense Bubble é simplesmente imperdível. Discute a diversidade e o cosmopolitismo em meio a intolerâncias e radicalismos. Excelente.


Bagda Café se tornou um clássico com uma belíssima música tema. O filme aborda entre outras questões, o ultra consumismo e o imobilismo da sociedade contemporânea.


Como é feriado mais duas sugestões para pensar a sociedade de consumo contemporânea:

"Diamante de Sangue". Trata da violência sobre a qual se funda a sociedade de consumo. A opressão da ganância das corporações sobre a população africana. Imperdível.


"O jardineiro fiel". Também passado na Africa, o filme mostra os abusos da industria farmacêutica. O "ocidente" invadiu a América, a Africa e depois Asia e Oceânia, de onde extraiu e continua extraindo "recursos" que são roubados de povos, que vivendo em regiões com muita riqueza natural são jogados na miséria. Sugiro a leitura do texto 197 do blog. Boa diversão/reflexão: pensar faz bem e aumenta a qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Prof. Jose Luiz, segui a risca a indigesta lista do feriado. Digo indigesta pq na verdade somos conscios destas barbaries ocorrentes em pleno seculo XXI mas, infelizmente e hipocritamente, por nos acharmos superiores a ELES, pq somos NÓS,ou simplesmente por total apatia com o outro (individualismo exacerbado) nos portamos como cegos covardes.Mantemo-nos inertes na nossa inviolável zona de conforto, reproduzindo um preconceito sórdido e irracional, cujo valor nem mesmo foi por NÓS pensado. Vivemos imutáveis a isto, fomentando, dia a dia, o desenfreado consumo - A droga do Século -, já que mata e corrompe tanto qto as narcóticas. Valeu a reflexão... Abraços de sua seguidora, Ana Carla

    ResponderExcluir