quinta-feira, 14 de abril de 2011

277- Cinema - Novos filmes para a semana que antecede o feriadão da semana santa. Aproveite e reflita o mundo pelo cinema.

Vamos começar bem o fim de semana que antecede o feriadão com um filmaço: Cidadão Kane. Vamos refletir sobre o poder da imprensa. Em um texto recente o filósofo alemão Habermas mostrava sua preocupação com a impossibilidade de se construir uma sociedade democrática, dialógica, livre sem uma imprensa livre. Sua preocupação não era com a censura estatal, mas com o fato das grandes corporações privadas comprarem jornais, TV's, rádios e revistas. Como uma midia privada, pertencente a uma corporação pode noticiar alguma coisa contrária aos interesses de outros grupos da mesma corporação? Exemplo: será que uma revista da corporação vai dar alguma noticia contrária à guerra prejudicando a venda de armas da mesma corporação? Não há liberdade possível no capitalismo. BOM FILME!


A seguir um outro filme extraordinário do genial Buñuel: O Anjo exterminador. Porque não conseguimos atravessar a porta. O que nos segura em um lugar que nos leva a mais completa degradação. Sem dúvida um tema atual com a abordagem surrealista genial do diretor espanhol. Imperdível.


Para completar esta sequência simplesmente fantástica o filme "Fale com ela" do não menos genial Almodóvar. Vale assistir tudo que Almodóvar fez, mas para os que ainda não experimentaram o gênio espanhol pode começar com este filme.

2 comentários:

  1. É ótimo!

    Assisti diversas vezes!

    ResponderExcluir
  2. Raphaela Borges David14 de abril de 2011 às 17:43

    FALE COM ELA é de uma sensibilidade incrível!
    Fica a dica para os demais...

    ResponderExcluir