quarta-feira, 6 de abril de 2011

266- Cinema - Para o próximo final de semana. Mais filmes interessantes.

Uma história americana fala de intolerância étnica, racismo. Em meio a grave crise econômica os EUA assiste o crescimento da intolerância com o considerado diferente. Presenciamos assustados a aprovação de leis racistas como aconteceu no Estado do Arizona. O filme permite uma reflexão interessantes sobre o perigoso fenômeno do estranhamento do outro. Vamos ao debate. O Brasil também não está livre disto. Leiam no blog o texto sobre o fascismo no processo eleitoral de 2010.


Cronicamente inviável é um soco no estômago. Um filme contundente que mexe com algumas certezas. Esteja preparado para o desafio de assistir este filme. Não é para crianças. Espero comentários.


Falando de nazismo, fascismo e intolerância, não aceitação da diferença e a radical exclusão do outro, este filme é uma produção muito bem feita que mostra Hitler como um homem capaz de coisas absurdas, como todos nós somos.
O assustador é perceber que os nazistas, chamados de monstros, eram pessoas "normais". Uma das chaves da questão é o dispositivo "Nós X Eles". Leiam o texto 197 do blog sobre o encobrimento do outro na modernidade. O nazismo é a radicalização do dispositivo moderno. Este tema é tratado também em outros textos do blog.

3 comentários:

  1. Oi Zé, muito legal as indicações! Me diga onde conseguiu o primeiro filme. Um abraço, trarei um vinho especial da terra velha para tomarmos aqui em Montes Claros. Abraço! Elton

    ResponderExcluir
  2. Prof. José Luiz, não assisti o Cronicamente inviável, mas posso dizer que Uma História Americana e a Queda são excelentes filmes. Gostaria de recomendar o filme Der Baader Meinhof Komplex sobre o Grupo Baader Meinhof! Trás uma perspectiva bem interessante sobre os grupos dos anos 60 e 70. Forte Abraço - Leandro Fernandes - GEDINP - NP

    ResponderExcluir
  3. Professor, 'Cronicamente Inviável' simplesmente tirou meu sono e ... acho que foi para o resto da vida. Nunca havia pensado na felicidade como uma "perfeita forma de dominação autoritária", o medo, a violência, a ignorância, o(s) entorpecimento(s) sim...mas felicidade? É um filme sem meias palavras, que, com certeza, ainda vai me proporcionar dores de cabeça. Obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir