quinta-feira, 24 de março de 2011

251- Cinema - Teoria do Estado - Filmes para o fim de semana.

Para os estudantes de Teoria do Estado e Direitos Humanos: que tal assistir uns bons filmes neste fim de semana?
Seguem algumas sugestões:

"Rainha Margot" é um filme que fala da formação da identidade francesa, necessária para a viabilização do estado moderno. A religião e a intolerância com o diferente são marcas desta modernidade que começa a chegar há mais de 500 anos e ainda está aí.


"Sombras de Goya" é um filme que mostra a "Inquisição" como instrumento do estado e do poder para uniformizar, homogeinizar comportamentos, tarefa fundamental para viabilizar o poder deste estado moderno. Imperdível.



"Hotel Ruanda" ilustra como, até hoje, esta modernidade que nega a diferença, que não reconhece o outro como igual continua matando e excluindo radicalmente o outro (eles), o considerado diferente. É o dispositivo de narciso que comentamos, e que pode ser acionado em momentos históricos distintos, quando diversos elementos sociais, econômicos, políticos e culturais combinam.


"O inimigo do estado" mostra que hoje, o Estado moderno está muito mais aparelhado para controlar as nossas vidas. Em nome de uma segurança que o estado promete dar abrimos mão de nossa liberdade. Até quando? O estado liberal contemporâneo, principalmente nos EUA e Reino Unido tem a capacidade de controlar nossas vidas. Estas falsas democracias contemporâneas causariam inveja aos absolutistas e totalitários do passado.


Finalmente, "Invictus" um filme sobre a tentativa de construção de uma identidade nnacional em um estado criado pelo invasor europeu. Muito interessante para pensar o processo contemporâneo de contrução e manutenção de identidades imaginadas.

4 comentários:

  1. Professor José Luiz,

    Excelentes filmes, me atraiu muito esses dois ultimos, concerteza irei assisti-los.

    ResponderExcluir
  2. Professor,
    Obrigada pelas indicações.
    Apenas uma cois: o nome correto do filme é Sombras de Goya (Goya's Ghosts)

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. muito boa as dicas! irei frequentar seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Querido professor Zé Luiz,
    td bem???

    Estou adorando seu blog e indicando-o para alguns amigos meus. Temos que utilizar esta ferramenta, que eh a internet, para produzir mais debates, mais conhecimentos e romper os limites para além dos muros das faculdades.

    Abraços fraternos pra vc e pra Tatiana,
    Cynthia Pedra

    ResponderExcluir