quinta-feira, 31 de março de 2011

258- Cinema - Teoria do Estado - novos filmes para um novo fim de semana com novas discussões.

1984 é um clássico. O livro merece ser lido e o filme é bem feito. O autor é uma figura polêmica, lutou na guerra civil espanhola ao lado dos republicanos socialistas mas depois foi acusado de plágio neste livro e também de denunciar colegas. De qualquer forma é uma distopia que merece ser conhecida. Quando voltaremos a acreditar em utopias? Eu acredito. Acredito em uma sociedade sem o egoismo, sem a competição e o individualismo gerados por uma sociedade de consumo sem futuro.


Minority Report é outra distopia próxima da realidade dos superestados de controle total contemporâneos, especialmente os EUA e a Inglaterra. Quem era Luis XIV ou Mussolini perto disto. Hoje está em funcionamento nos EUA um equipamento capaz de apontar na multidão pessoas que estejam com dados fisico-quimicos alterados ou comportamento suspeito. Lógico que a programação do aparelhinho é para prender os de sempre: hispânicos; negros e árabes. Um anuncio do que o filme nos mostra. Confiram.


Adivinha quem vem para jantar: Um clássico sensacional sobre racismo e a tentativa de aceitação dos considerados diferentes. Imperdível!


Metropolis: Outro clássico imperdível. O nazismo e sua estrutura ideológica revelada por uma produção da década de vinte. Um documento cinematográfico raro e importante. Reparem na história a negação final da luta de classes, base do discurso hitlerista financiado pelo grande capital alemão e norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário