Seguem algumas sugestões:
"Rainha Margot" é um filme que fala da formação da identidade francesa, necessária para a viabilização do estado moderno. A religião e a intolerância com o diferente são marcas desta modernidade que começa a chegar há mais de 500 anos e ainda está aí.
"Sombras de Goya" é um filme que mostra a "Inquisição" como instrumento do estado e do poder para uniformizar, homogeinizar comportamentos, tarefa fundamental para viabilizar o poder deste estado moderno. Imperdível.
"O inimigo do estado" mostra que hoje, o Estado moderno está muito mais aparelhado para controlar as nossas vidas. Em nome de uma segurança que o estado promete dar abrimos mão de nossa liberdade. Até quando? O estado liberal contemporâneo, principalmente nos EUA e Reino Unido tem a capacidade de controlar nossas vidas. Estas falsas democracias contemporâneas causariam inveja aos absolutistas e totalitários do passado.
Finalmente, "Invictus" um filme sobre a tentativa de construção de uma identidade nnacional em um estado criado pelo invasor europeu. Muito interessante para pensar o processo contemporâneo de contrução e manutenção de identidades imaginadas.
Professor José Luiz,
ResponderExcluirExcelentes filmes, me atraiu muito esses dois ultimos, concerteza irei assisti-los.
Professor,
ResponderExcluirObrigada pelas indicações.
Apenas uma cois: o nome correto do filme é Sombras de Goya (Goya's Ghosts)
Grande Abraço
muito boa as dicas! irei frequentar seu blog.
ResponderExcluirQuerido professor Zé Luiz,
ResponderExcluirtd bem???
Estou adorando seu blog e indicando-o para alguns amigos meus. Temos que utilizar esta ferramenta, que eh a internet, para produzir mais debates, mais conhecimentos e romper os limites para além dos muros das faculdades.
Abraços fraternos pra vc e pra Tatiana,
Cynthia Pedra