quinta-feira, 10 de março de 2011

226- AVISO SOBRE O USO DO BLOG

AVISO SOBRE O USO DO BLOG

O blog do professor Jose Luiz Quadros de Magalhães (joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com) está remodelado e agora de fácil acesso aos temas. Cada texto está classificado por grupos temáticos (marcadores) que remetem a todos os outros textos sobre o mesmo tema. Todos os textos estão abertos aos comentários de todos, seguidores ou não.

O blog está dividido nos seguintes temas:

1- Artigos cientificos de diversos autores sobre os temas do blog, abordando especialmente questões relativas a política nacional e internacional.

2- Avisos importantes sobre o uso do blog e outras atividades.

3- Ciências do Estado: textos para estudo referentes ao novo curso da Universidade Federal de Minas Gerais.

4- Cinema: textos comentando aspectos filosóficos, jurídicos e sócioeconômcos a partir da discussão de filmes famosos. Sugestão semanal de filmes para o fim de semana.

5- Coluna da professora Delze dos Santos Laureano -  professora de Direito Constitucional e Direito Agrario e importante ativista dos direitos humanos. Mestre em Direito pela UFMG e doutoranda em Direito Internacional da PUC-Minas.

6- Coluna do Frei Gilvander Luis Moreira - Mestre em Exegese Biblica por Roma e importante ativista dos direitos Humanos.

7- Coluna do professor doutor Virgilio Mattos, conhecido professor de Criminologia e Direito Penal, importante ativista de direitos humanos. Mestre em Direito pela UFMG e doutor em Direito pela Universitá degli studi de Lecce - Italia.

8- Coluna quinzenal do professor José Luiz Quadros de Magalhães, gestor deste blog, mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.
http://lattes.cnpq.br/8271201946056867

9- Crônicas do Bala (Augusto Vieira) - Crônicas semanais sobre nossa Minas Gerais e a maravilhosa República do Pequistão, minha querida Montes Claros.

10- Direitos Humanos: diversos textos teóricos, históricos e contemporâneos sobre questões que envolvem os direitos humanos em sua perspectiva constitucional; internacional e filosófica.


11- Entrevistas: entrevistas com diversas pessoas sobre os temas do blog.

12-  Imagens: uma imagem pode valer mais que mil palavras. Charges, fotos, ilustrações.

13- Livros: sugestão mensal de um livro que envolva reflexões, aprofundamentos e discussões sobre os temas do blog.

14- Musicas: sugestão de musica para ouvir e refletir. Acesso a link contendo o video, a letra, a partitura para teclado e cifras para violão e cavaquinho.

15- Plurinacionalidade: diversos textos sobre a grande novidade social, econômica e jurídica da contemporaneidade: o estado plurinacional na Bolívia e Equador e suas repercussões no direito constitucional e internacional, especialmente no reconhecimento do direito à diversidade como direito individual e coletivo.

16- Psicanalise - textos sobre psicanálise.

17- Teoria da Constituição: o livro completo de Teoria da Constituição está disponível em mais de 30 textos curtos além da transcrição do original da Constituição de alguns países exemplificativos dos tipos constitucionais estudados.

18- Teoria do Estado: o livro completo de Teoria de Estado do professor Jose Luiz Quadros de Magalhães está disponível, dividido em 40 textos curtos, e mais textos que discutem as questões do poder e do estado na atualidade.

19- Textos complementares para o curso de Ciências do Estado: diversos textos para ilutstração e aprofundamendo dos textos básicos de Ciências do Estado.


20- Textos complementares para o curso de Direitos Humanos: diversos textos para ilutstração e aprofundamendo dos textos básicos de Direitos Humanos.


21- Textos complementares para o curso de Teoria da Constituição: diversos textos para ilutstração e aprofundamendo dos textos básicos de Teoria da Constituição.


22- Textos complementares para o curso de Teoria do Estado: diversos textos para ilustração e aprofundamendo dos textos básicos de Teoria do Estado.

23- Videos: videos variados sobre os temas do blog e outras questões contemporâneas.

24- Crônicas do Bala: crônicas do escritor Augusto Vieira da nossa querida República do Pequistão (minha Montes Claros), retratando a vida em Minas Gerais, nossos causos e nossa cultura.

25- Coluna da professora Maria Rosa Dominici: artigos e crônicas da professora e juiza italiana exclusivamente para o nosso blog. Os textos inauguram nossa conexão italiana. A professora aborda questões relativas a criminologia e aos direitos das crianção e adolescentes.

26- Coluna da professora Karinne Braga Ferreira: artigos e crônicas da professora brasileira (de nossa querida Montes Claros) que se encontra em Bologna (Italia) estudando, escrevendo e lecionando. Faz parte de nossa conexão Italia. São textos que envolvem questões de criminologia, direito penal e direitos das crianças e adolescentes.

3 comentários:

  1. Perfeito!! Aspecto cultural, intelectual de organização individualista com amplo acesso a todos que tem o prazer diante do previlégio de compartilhar com o conhecimento crítico fundamentado do autor. Excelente professor!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, prof. José Luiz. O blog é interessantíssimo e reafirma minha admiração por sua reconhecida verve.
    Abçs.
    Daniel Cateb

    ResponderExcluir
  3. GRAZIE,SPLENDIDO MODELO DI CONSULTAZIONE E SCAMBIO DI PENSIERO,ESPERIENZA ,AZIONE E PROGETTUALITà,OTTIMA VIA DI COMUNICAZIONE,GRAZIE DI FARMENE PARTECIPE,UN ABBRACCIO
    MARIA ROSA DOMINICI

    ResponderExcluir