quinta-feira, 18 de agosto de 2011

648- Belo Horizonte: cidade sitiada

Belo Horizonte, cidade sitiada.
por José Luiz Quadros de Magalhães

Impressionante como nossa cidade e nosso estado vivem hoje um "estado policial". A prática de ilegalidades e inconstitucionalidades por parte do poder público se tornou comum e não mais disfarçada. Blitz, constrangimentos, repressão, criminalização do pobre, criminalização dos movimentos sociais, permanente perturbação da paz das pessoas por um estado que (pelo o que mostra o video sugerido abaixo, parece que inclusive furta) abusa da autoridade. Em meio a tudo isto ainda assistimos despejos de pessoas para garantir o direito de propriedade de quem nunca o exerceu. Porque as pessoas valem menos que a propriedade de alguns e porque a propriedade dos pobres é simplesmente ignorada?
São práticas que podem ser compreendidas dentro da perspectiva moderna da criação da relação "nós X eles", que classifica, nomeia, exclui e sistematicamente desconsidera o outro (o considerado diferente) como pessoa (cortar o cabelo das pessoas à força como mostra o video é um ridículo exemplo espetacular). O conservadorismo acompanhado do populismo patético de algumas autoridades assusta às pessoas mais atentas, sem esquecermos os pequenos "mussolinis" investidos de "autoridade" dando ordem de prisão. Não podemos permitir que isto continue ocorrendo. Lembremos que o exercício da liberdade de expressão; o voto e a mobilização popular pacífica são instrumentos democráticos que dispomos e que são assegurados pela Constituição, para evitar que as práticas autoritárias, de estados e empresas  (práticas estas que se espalham por boa parte do mundo), se instalem em nossa cidade e nosso estado. 
Queria sugerir ao leitor desta coluna a leitura do texto 197 (http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2011/02/197-teoria-do-estado-primeiras-aulas.html) neste blog para começar a decifrar e entender as práticas deste estado moderno e toda a violência encoberta que o próprio estado cria e depois diz combater. Os epsódios mostrados no vídeo (http://vimeo.com/27659191) são extremamente elucidativos, diria mesmo, uma aula do que pior o estado moderno produziu nos seus 500 anos de existência. Vejam também o filme http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2011/07/538-tambien-en-la-lluvia-filme.html, e o texto http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2010/10/tecnicas-fascistas-para-conquista-do.html, precisamos entender o que está acontecendo. Como nos ensina o filósofo e psicanalista esloveno Slavoj Zizek, nunca conseguiremos eliminar a violência objetiva sem mudarmos as estruturas permanentemente violentas da sociedade capitalista e do estado moderno, e sem enxergarmos e transformarmos os mecanismos de violência simbólica permanentes em nossa sociedade (ler Slavoj Zizek, Sobre la violencia; seis reflexiones marginales, editora Paidós, Buenos Aires, 2009). Precisamos urgentemente estudar. Precisamos urgentemente compreender e revelar o encoberto, o que está escondido de nossos olhos e mentes pelas estruturas de poder, por todo o aparato estatal criado para nos enganar. A verdade é libertadora (http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2011/07/574-mecanismos-ideologicos-2-luta-pela.html) . A verdade é revolucionaria. Quando a ficha cair...enfim.. toda esta injustiça irá acabar. Mas para isto é preciso ver, é necessário estudar e compreender. O mundo está surpreendente, as pessoas em todos os lugares estão começando a ver. Fiquem atentos. Todas as coisas te dizem respeito.


Estudar, estudar, estudar. Aprender, aprender, aprender.

Elogio do Aprendizado
Bertolt Brecht

Aprenda o mais simples!
Para aqueles cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas aprenda!
Não desanime! Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!
Aprenda, homem no asilo!
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprenda, ancião!
Você tem que assumir o comando!
Freqüente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Você tem que assumir o comando.
Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixe convencer!
Veja com seus próprios olhos!
O que não sabe por conta própria, não sabe.
Verifique a conta É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: o que é isso?
Você tem que assumir o comando.

Bertold Brecht, "Elogio do Aprendizado",
in: Poemas 1913-1956, São Paulo, Brasiliense, 1986, p.121.

3 comentários:

  1. Olá Professor,
    Estou aqui lendo o bom e velho Marx, sobre os mecanismo de acumulação primitiva (O Capital, Livro I, Cap. XXIV) e anotei alguns exemplos criminalização dos pobres que se associa a necessidade de formação de uma mão de obra:
    "Uma pessoa que perambule e mendigue será declarada
    um malandro e vagabundo. Os juízes de paz nas Petty Sessions estão autorizados a mandar açoitá-los publicamente, e na primeira vez que forem apanhados serão encarcerados por 6 meses, na segunda por 2
    anos. Durante a prisão, devem ser açoitados tanto e tantas vezes quanto os juízes de paz considerem adequado. (...) Os malandros irrecuperáveis
    e perigosos devem ser marcados a ferro no ombro esquerdo com um e condenados a trabalho forçado, e se forem apanhados de novo mendigando devem ser executados sem perdão."
    Salve a Rainha, ontem e hoje.
    Até,
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Professor, isso me lembrou o q li hoje sobre as internações compulsórias dos usuários de crack q estão acontecendo em BH.
    Fiquei indignada ao imaginar a cena da polícia fortemente armada "convidando" os usuários a entrarem no ônibus para internação.
    Mas como vc disse mto bem, a verdade liberta e é revolucionária.
    Não desistiremos até todos sermos livres!

    ResponderExcluir
  3. Oi professor esteve lendo seus artigos de mecanismos ideológicos, un pouco também seu blog en geral, é muito legal. O que me pareceu ótimo foi a novidade de reconhecimento da diversidade linguística no brasil, um paso mais de luta por conquistas sociais-culturais. Ainda no assiti ao video de bh que propos você no link.
    Hoje gostaria de ir a seu palestra en Caiçara mas tenho aulas.
    Faço uma pergunta, o colóquio internacional de direitos humanos dos dias 22 y 23 de agosto na PUC acha interessante, vai ser bom?
    Finalmente, há também um artigo pequeno de Giovanni Sartori chamado Videopoder que fala muito da construção do general a partir do fatos particulares e a arbitriariedade mediática.

    Até, sou Agustín aluno de intercambio na PUC que estou assitiendo a seus aulas de Direitos Humanos e Fundamentais.

    PD: disculpe meu portugués de calouro.

    ResponderExcluir