domingo, 14 de agosto de 2011

641- Cinema argentino

O cinema argentino tem muita qualidade e sensibilidade. É interessante como, muitas vezes (muitas mesmo), o excesso de recursos e tecnologia empobrece a história e o roteiro, que ficam perdidos em muita técnica e pouca sensibilidade. O que acontece com o cinema é o mesmo que acontece em várias outras áreas, inclusive a acadêmica (Universidade). Nós professores, obrigados a produzir artigos, seguindo regras normalizadoras absolutamente imbecis e empobrecedoras, nos perdemos em roteiros e manuais que impedem a criação livre e o livre pensar.
Já mencionamos em postagens anteriores a "nouvelle vague" com o genial Godard assim como já mencionamos a busca da música, da pintura e da escultura de fugir das normas aprisionadoras. Triste quando não conseguem! Os filmes comerciais norteamericanos, especialmente as ridículas comédias romanticas, são filmes feitos com os manuais técnicos de instrução nas mãos.
A genialidade de François Trufaut http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Truffaut em retratar o cotidiano foi transformada em uma ridícula formula empobrecida e superficial pelo cinema comercial norteamericano, nas insuportáveis comédias românticas onde, com um mínimo de atenção, podemos perceber a repetição à exaustão da formula do manual.
Assim, os orçamentos absurdos dos filmes norteamericanos parecem substituir a criatividade e liberdade de ciração por formulas apagadas mas técnicamente bem realizadas.
Esta introdução que serviria muito mais para um filme da "nouvelle vague", serve para falar da enorme criatividade do cinema latinoamericano. É importante lembrar que, quando o nosso cinema, resolve copiar as formulas técnicamente perfeitas e criativamente empobrecedoras o resultado é ridículo. Nada mais ridículo que uma comédia romântica ou um policial brasileiro (podem ser também filmes policiais franceses que têm se reproduzido em irrazoável quantidade) copiando o manual técnico de cinema comercial dos EUA. 
Disse tudo isto para apresentar a criatividade e genialidade do cinema da América Latina, começando pela nossa querida Argentina.
Começamos pelo "El hijo de la novia": quantas vezes ele tiver a chance de conquistar seu amor, quantas vezes ele o fará". Lindo filme, que em meio a uma situação dramática mostra o ridículo das formulas e padrões de quem tem poder. http://es.wikipedia.org/wiki/El_hijo_de_la_novia
Os dois filmes seguintes retratam a estupidez dos regimes autoritários que foram introduzidos na América Latina pelos conservadores de plantão, militares corruptos e violentos e empresários egoistas com a determinante colaboração do governo norteamericano e de traidores e assassinos que escondidos por uma mascara de nacionalismo entregaram nossas riquezas e nossa alma ao império estrangeiro que agora se desfaz.


A trilha sonora de "Tangos: el exilio de Gardel"é de um dos mais geniais compositores do século XX (tive a oportunidade de assití-lo mais de uma vez no Palácio das Artes em Belo Horizonte): Astor Piazzola.
Por fim o filme "El secreto de tus ojos" que mostra a herança da ditadura e de sua doença;
e o belissimo "Passado" com sua reflexão sobre a história de cada um...
Uma sequencia de filmes que vai nos fazer refletir e entender, um pouco mais, o nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário