quarta-feira, 3 de agosto de 2011

608- Viajando com o cinema - Grécia e Japão

Três filmes excelentes para o próximo fim de semana.
Começamos com Zorba, o grego. Filme que marcou a carreira de Anthony Quinn.
A musica é muito boa. É a musica grega que todo mundo conhece. O filme é uma produção grega e estadunidense e é baseado em um livro de Nikos Kazantizakis. Produção de 1964.



O segundo filme também nos leva até a Grécia. Agora a Grecia dos coronéis. "Z" de Costa Gavras com Yves Montand. A violência das ditaduras do século XX e a resistência constitucional e democrática. Excelente filme para se pensar aquele período, onde ditaduras e regimes controlados de direita se espalharam pelo mundo.
O filme começa com a advertência nos créditos iniciais de que qualquer semelhança com eventos e pessoas da vida real não é coincidência - é intencional. Produzido em 1969 se refere aos fatos ocorridos na Grécia em 1963.
Do diretor grego Costa Gavras vale ver tudo que ele fez. Genial.

Da Grécia para o Japão com um maravilhoso filme de Akira Kurossawa.
Beleza e sensibilidade em um mágico passeio pelo simbolismo da cultura japonesa.
"Sonhos": produção japonesa e estadunidense de 1990 conta oito estórias baseadas em sonhos do diretor Akira Kurossawa. Do diretor valer ver tudo que ele produziu. Genial.

Um comentário:

  1. meravigliosi,tutti e 3,altissima filmografia,bellissimi temi,musica ,danza ,dignità,sogno,virilità,amicizia,potere ,uno caleidoscopio della natura umana,da vedere e rivedere ...quando uscendo dalla sala cinematografica ti portavi a casa ..il film,..dentro...grazie maria rosa

    ResponderExcluir