sexta-feira, 23 de setembro de 2011

708- Filmes para Teoria do Estado

Seguem alguns filmes para os alunos de Ciencias do Estado e Teoria do Estado se divertirem pensando na matéria da prova.

O primeiro filme, acima, mostra o mito fundacional do estado moderno na Inglaterra. Para ler o texto 197 do blog e depois ver o filme. Abaixo outro filme sobre a formação da nacionalidade, e como não poderia ser diferente, dado a natureza do tema, com conteúdo racista. É um clássico do cinema antigo. Vale a pena ver e conferir. Nos ajuda a perceber o processo violento e excludente de formação do estado moderno e que nos acompanha ainda hoje, mesmo após tanta luta e conquista de direitos. Ainda há muito o que transformar, sempre.
Abaixo um interessante filme sobre os mecanismos de controle sobre a vida das pessoas cada vez mais sofisticados no mundo contemporâneo. Para pensar um pouco se vale abrirmos mão de nossa liberdade para ter uma segurança que não virá jamais por meio dos mecanismos de controle sobre a sociedade. Não vamos resolver o problema da violência com mais controle.
Abaixo outro filme sobre a identidade e os efeitos perversos do dispositivo "nós X eles", incentivado na modernidade como política para criação do povo nacional. O filme mostra as consequencias das políticas de segregação e ódio criadas e alimentadas pelo invasor europeu na Africa.
Finalmente, abaixo, um filme para pensar o Estado Social e as consquencias trágicas para este das políticas liberais recentes em vários estados aque destruiram o sistema de saúde e segurança social, inclusive aqui no Brasil há algum tempo atrás e ainda em alguns governos estaduais.
Este filme vocês encontram no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário