sexta-feira, 4 de março de 2016

1586- Sobre o golpe de estado em curso no Brasil e a entrega de nossas riquezas. A história se repetirá?

Sobre o golpe de estado em curso no Brasil e a entrega de nossas riquezas. A história se repetirá?

Golpes
José Luiz Quadros de Magalhães

Golpes!
José Luiz Quadros de Magalhães
            Para o poder econômico, e outros poderes que a este poder sustentam, o importante não é viver em uma democracia, é claro, mas que as pessoas, inocentemente acreditem viver em uma. O mesmo vale para o estado constitucional. O que vemos acontecer de forma grave e agressiva é um teatro, onde a forma, oculta o conteúdo. Julgamentos, processos, becas, carros de polícia e ternos e gravatas, parlamentares, jornais, televisão...todo um aparato tragicômico ridículo para justificar o desrespeito à vontade popular e o desmonte de um projeto de transformação social. A “casa grande surta quando a senzala aprende a ler”, vemos escrito nos muros e camisas.
            Parece que não há mais espaço para os “golpes de estado” no estilo da década de 1960 e 1970. Tanques de guerra nas ruas, prisões sem mandado judicial, torturas escancaradas, parecem não agradar a maioria da opinião pública do mundo. Claro sem generalizações, pois ainda vemos isto em alguns lugares do planeta. Os golpes hoje são mais sofisticados. Lembremos que a ditadura empresarial/militar a partir de 1964 preocupou-se com uma representação teatral da ditadura com a existência de dois partidos políticos, um Congresso funcionando (depois de várias cassações), e o judiciário aberto e controlado ideologicamente. Claro que todas as medidas foram tomadas para que o partido de oposição não chegasse ao poder (com senadores biônicos, nomeação de prefeitos e governadores), assim como fizeram, inclusive, uma Constituição (autoritária e ilegítima) para reforçar o teatro da “democracia” e “estado de direito”.
            Aquele teatro mal feito foi aperfeiçoado. A mídia foi toda tomada e perdeu qualquer pudor quanto a manipulação, distorção e encobrimento de fatos. Existe mais tecnologia para encantar as pessoas, e o teatro do absurdo é permanente. Prisões espetaculares, o nosso FBI dando show, juízes justiceiros como nos seriados de TV, helicópteros e discursos inflamados.
            O golpe em curso no Brasil conta com Juízes que agem contra a Constituição, extrapolando sua função constitucional, investigando, punindo, agindo como polícia política; promotores e delegados vinculados a partidos políticos (como no Paraná e São Paulo) que agem ao estilo dos piores regimes totalitários, e uma mídia que não informa mas faz campanha aberta contra pessoas, partidos, ideias e instituições. Este aparato, somado a uma guerra econômica de desestabilização, cria todo um contexto para enganar e aprisionar a opinião pública propositalmente desinformada, especialmente nas classes média e média alta, além da chamada nova classe média, contaminada por lideranças políticas religiosas, que usam da fé para enganar, ganhar dinheiro e criar uma massa de seguidores religiosos para a política, ao pior estilo das teocracias.
            Todo este aparato foi cuidadosamente criado para manter privilégios e para servir interesses econômicos poderosos. A questão não é corrupção. Claro que não. A guerra é global e muito pesada. A questão passa pela entrega de nossas riquezas. A questão é abaixar mais uma vez a nossa cabeça diante do império do norte. A questão é manter a colonialidade presente em nosso ser, nossa subordinação ao Europeu e aos EUA. Toda vez que o Brasil levantou sua cabeça e exerceu sua soberania, o Império nos colocou para baixo, destruiu nossas lideranças, e continuou saqueando nossas riquezas. A história se repete com incrível semelhança: Getúlio Vargas, João Goulart, Lula.
            O mais incrível é a capacidade de levar as pessoas e as Forças Armadas, acreditarem que a parceria com os Estados Unidos, que entregar o nosso Petróleo, nosso minério, nossas montanhas, nossa riqueza, pode ser algo a favor do Brasil. Como que entregar o pré-sal e destruir uma grande empresa nacional pode ser algo a favor do Brasil? Estamos vivendo, além de um golpe, uma invasão do país. O projeto é destruir toda possibilidade de soberania. As pessoas e instituições encarregadas de proteção da soberania precisam atuar.
Como entender o processo em curso?
Algumas dicas:
1)     Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) viveram uma época de grande crescimento econômico enquanto Europa e EUA entraram em grave crise.
2)     Os BRICS criaram instituições internacionais que permitiriam (e podem permitir) que estes países, pudessem trilhar um caminho de soberania econômica independente das potencias que mandam no mundo há 500 anos, desde o início da invasão da América pelos europeus.
3)     Na América Latina foram eleitos governos, nos últimos quinze anos, que recuperaram a soberania sobre as riquezas nacionais, melhoraram a vida das pessoas, permitiram o acesso do povo a informação, educação e saúde. Os dados são da ONU e qualquer pessoa pode acessar no link do PNUDH. São fatos, e não discursos.
4)     Foram criadas instituições importantes sem a presença dos EUA ou Europa que permitiriam (permitirão) o desenvolvimento e fortalecimento da América Latina e Caribe, como a CELAC e UNASUL.
5)     A perspectiva de crescimento do BRICS apresentava-se muito maior e com perspectivas de crescimento muito superiores ao crescimento da Europa e EUA.
6)     Foi construído o Porto de Muriel em Cuba para facilitar o comércio internacional.
7)     Centenas de Campi Universitários foram criados no Brasil e Venezuela. A Unesco declarou o fim do analfabetismo na Venezuela e no Brasil 60 milhões de pessoas mudaram de vida para melhor.
8)     A China constrói o Canal da Nicarágua para não depender mais dos EUA e do seu canal do Panamá.
9)     Os governos de esquerda na América Latina se expandem e apresentam crescimento econômico importante como acontece com a Bolívia.
10)                       Um novo constitucionalismo plurinacional, plural, diverso e radicalmente democrático surge e cresce no Equador e Bolívia.
11)                       A esquerda cresce na Europa com o insucesso das políticas neoliberais, o desemprego e desespero crescente.
12)                       A presença brasileira e chinesa na África cresce e temos vários contratos com Sudão, Líbia (o país que tinha o melhor IDH da África antes das invasão e destruição por parte da OTAN).
Estes são só alguns fatos. PERGUNTA: SINCERAMENTE, SEM QUALQUER MANIQUEÍSMO, MAS PERCEBENDO UM MUNDO DE CONCORRÊNCIA DE INTERESSES DENTRO DO SISTEMA CAPITALISTA, VOCÊS ACHAM QUE EUROPA E EUA ACEITARIAM PERDER A HEGEMONIA GLOBAL CALADOS?
Resta saber de que lado os golpistas no Brasil estão, e claramente não é do Brasil e do povo.
Qual a resposta dos EUA e EUROPA.
1)     Redução do preço do Barril do Petróleo a níveis muito baixos, o que inviabiliza ou ao menos dificulta países como Venezuela, Equador, Rússia, Brasil e o nosso pré-sal.
2)     Guerra econômica e desestabilização política no Brasil, Argentina, Venezuela, Rússia entre outros.
3)     Controle da grande mídia antinacional e guerra ideológica diária em todos os espaços. Reparem que nem em transmissões de futebol a ideologia e a crítica aos governos populares são poupadas.
4)     Invasão da Líbia e Síria. Invasão da Ucrânia. Desfazimento dos contratos da Líbia com o Brasil e China, primeiro ato do novo governo da Líbia apoiado pelos EUA, Inglaterra, França e Espanha.
5)     Ideologização e instrumentalização de parte do Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, com ações seletivas.
6)     Encobrimento ideológico de ações políticas de desestabilização por meio de um falso discurso neutro da luta contra a corrupção.
Em meio a tudo isto, um grupo de pessoas, perdidas em meio à guerra ideológica, são levadas às ruas contra o Brasil, e os nossos interesses, empurrados pela desinformação generalizada, a confusão e o ódio de classe, incentivado permanentemente. Triste, perigoso e interessante é a contaminação das Polícias, que vindo do povo se volta contra este e contra o país. Interessante como que brasileiros, que se dizem patriotas, pedem a intervenção militar contra o Brasil (?!). Estudar, compreender o que se passa é possível e necessário. As Forças Armadas têm a função constitucional de preservar a soberania. Jamais poderia intervir para destruir a soberania como querem alguns poucos desinformados. Estamos sob ataque estrangeiro: a guerra é ideológica e econômica, e o grande inimigo é a desinformação. A solução é mais democracia, participação, informação e mobilização, urgente.

Artigo no Brasil de Fato:
http://www.brasildefato.com.br/node/34312


13 comentários:

  1. Excelente texto! Perfeito! Disse tudo.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular o artigo do mestre Dr. José Luiz Quadro de Magalhães. Uma verdadeira aula de política e economia, pinçada do menosprezo golpista conta a democracia brasileira movido pelos interesses econômicos (espoliação do Brasil) e uma verdadeira guerra da desinformação popular, tendo como "modus-operandi" um judiciário manipulado e sem a mínima sintonia com o que se possa denominar JUSTIÇA.

    ResponderExcluir
  3. Caro professor, mestre! Posso compartilhar esse texto para o mundo da internet?
    Gentileza responder o mais rápido possível. Grato.

    ResponderExcluir
  4. Caro professor, mestre! Posso compartilhar esse texto para tudo quanto é lado? Para o mundo?
    Grato

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belíssimo texto, professor. Foi uma honra ter sido seu aluno na puc-coreu. Abraços e continue nos brindando como mais artigos elucidativos.

    ResponderExcluir
  6. Claro e irrefutávelmente brilhante com a verdade incontestável neste resumo eloquente de nossa real situação. Parabéns Professor José Luiz Quadros. Imagino a confrontação deste seu texto, de conteúdo sério, honesto e baseado em fatos reais de nossa historia, com a falceta do artigo do dito cineasta, que se diz autor e diretor dos dois filmes Tropa de Elite, intitulado "Lula, Freud e o futuro da esquerda, sr José Padilha, onde desenvolve a tese ridícula, parecida com a da época em que diziam que Lula era comedor de criancinhas vivas (1990).

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto, ilustre professor José Luiz Quadros Magalhães.

    ResponderExcluir
  8. Tudo isto faz parte do processo de Colonização Ideológica, fundamentada na propaganda da globalização. Todo este processo vem sendo denunciado a tempo em livros e pronunciamentos de intelectuais e filósofos. No entanto, o povo não tem acesso aos livros e sim a propaganda da mídia, que é feita diariamente e o dia inteiro. É difícil sair desse domínio imperialista. A história demonstra que o povo só se liberta do imperialismo quando esse se autodestrói.

    ResponderExcluir
  9. Que dádiva ter sido apresentado à você, por um aluno seu na PUC Corel.
    Que mais JLQM existam!

    ResponderExcluir
  10. Bom texto. Recomendo a leitura sobre o TISA no Wikileaks. Tratado secreto de liberalização de 23 paises incluindo EUA e UE. Obs: Nenhum país do BRICS foi incluído no tratado.

    ResponderExcluir