quinta-feira, 16 de junho de 2011

471- Filmes - o cinema alemão - Fassbinder







 Werner Fassbinder é um dos grandes diretores de cinema do final do século XX. Sua obra é de conhecimento obrigatório. Estes filmes retratam a Alemanha, especialmente no período de reconstrução após a segunda guerra mundial (os três primeiros filmes).
O primeiro filme acima "O desespero de Veronika Voss" (fantástica interpretação de Rosel Sech no papel de Veronika - 1982) é uma obra de arte que retrata a Alemanha neste período. Veronika é uma atriz decadente que teve muito sucesso no périodo do nazismo. Com maestria, Fassbinder mostra uma Alemanha decadente, presa ao sucesso do passado, explorada por uma nova classe de pessoas que constroem uma nova Alemanha, agora fundada no oportunismo, na busca do sucesso a qualquer preço, onde qualquer ética é deixada de lado. Veronika representa o passado de força e esplendor nazista agora viciado, decadente, no fim; sua médica e amigos representam a Alemanha que se reconstrói sobre a decadencia e exploração do passado. Um homem apaixonado por Veronika que tenta, em vão, salvar esta mulher, e, por fim, um personagem muito interessante, presente nos filmes que retratam este período: um sargento norteamericano. Notem que o sargento está sempre presente, calado, aparentemente alheio a tudo mas ao mesmo tempo apto a intervir. Uma presença incomoda e permanente nesta nova Alemanha. O seu carro é melhor do que a maioria dos alemães, mas não é melhor do que os que se aproveitam do passado e da sua presença para construir a nova Alemanha, rica e sem ética. Um filme notável, imperdível.
O outro filme acima é o famoso "Casamento de Maria Braun" (1979 com a fabulosa Hanna Shygulla). Conta a história também de uma mulher, que casa durante a guerra e tem que reconstruir sua vida contra todas a adversidades após a guerra. O final interessante e surpreendente nos chama a atenção para a fragilidade da vida e a falta de sentido de histórias de pessoas que se constroem segundo roteiros inesperados e aparentemente sem sentido.
O primeiro filme abaixo é "Lola"(1982). Mais uma mulher alemã interpretada pela fantástica Barbara Sukowa. O período é o pós-guerra, também, mais precisamente no governo Adenauer, período de reconstrução com a chegada de muitos dolares do Plano Marshal. A reconstrução das estruturas do estado alemão, o capitalismo liberal sendo construído sob a tutela norteamericana, e uma Alemanha prostituída, humilhada, lutando para renascer em meio ao oportunismo e ganância, típicos do capitalismo sem ética (se é que é possível ética no capitalismo) deste período de reconstrução é a estrutura do filme, que nos permite uma viagem sem igual a este período da história alemã.
Filnalmente, o último filme é "Lili Marlene"(1981).
Este filme deveria ter vindo em primeiro lugar. Ele se passa durante a segunda guerra mundial enquanto os filmes anteriores mostram o período de reconstrução. A ordem histórica sugerida para quem quizer segui-la é a seguinte: Lili Marlene; O casamento de Maria Braun; O desespero de Veronika Voss e Lola.
Wikie (interpretada pela fabulosa Hanna Shygulla) é uma cantora que se torna famosa por gravar a musica "Lili Marlene", adorada pelos soldados alemães no front. Entretanto Wikie se envolve em um relacionamento amoroso proibido. Uma visão alemã da resistência alemã ao nazismo.
Façam um excelente viagem à história recente da Alemanha e entendam melhor a Alemanha de hoje, como diria Werner Fassbinder.
Estes filmes foram produzidos no final da década de 1970 e início de 1980. Fassbinder morre de overdose em 1982 poucos meses após filmar Lola.

Sobre o cineasta acessar o link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário