terça-feira, 28 de junho de 2011

523- Exposições coloniais 3

Terceira série de imagens da exposições coloniais do século XX (zoológico humanos das invasões européias no mundo).

 A desumanização do outro. O dispositivo moderno nós X eles em ação. Os nazistas não inventaram nada novo, isto é a essência da modernidade e do reconhecimento do poder do estado moderno e do direito moderno com seus dispositivos uniformizadores. O direito internacional dá suporte a tudo isto e continua com esta lógica "civilizadora" européia até hoje. O último exemplo é a ordem de prisão internacional contra Kadafi. Ora, se for para prender Kadafi, muitos outros deveriam estar presos. Não se pode fazer uma ordem jurídica internacional com uma mínima pretensão de igualdade e justiça com dois pesos e duas medidas.







As fotos acima mostram as exposições coloniais realizadas na Europa no decorrer do século XX (primeira metade). As fotos ilustram bem o que trabalhamos em sala de aula e nos textos recomendados. Os 500 anos de modernidade e a hegemonia européia. Leiam o texto 197 para entender melhor o que queremos dizer: para isto clique no link a seguir: 
http://joseluizquadrosdemagalhaes.blogspot.com/2011/02/197-teoria-do-estado-primeiras-aulas.html

As fotos mostram cartazes que anunciam as exposições coloniais (zoológicos humanos) assim como fotos das pessoas expostas na época. Vocês podem reparar cartazes de exposições realizadas na França, Belgica, Portugal e Alemanha. São fortes ilustrações da pretensão hegemônica da cultura européia ocidental que agora chega ao fim. Um livro para complementar as ilustrações é o de Immanuel Wallernstein, O universalismo europeu, da editora boitempo, já recomendado neste blog.
Ainda sobre o tema: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário